21 de nov. de 2013

Tecnologia do Sustainer

A Fernandes lançou um sistema que sustentava as notas infinitamente usando magia negra um princípio bem interessante, a realimentação da energia mecânica através da criação de um fluxo magnético modulado por outro captador. Muito complicado? Vou explicar em partes.
 Vale lembrar que usuários notáveis dessa tecnologia são o Steve Vai e o Mathew Bellamy (MUSE) e a foto à direita é de um kit vendido separadamente pela Fernandes, vou explicar o funcionamento das duas partes principais separadamente.



Main Board:
O processo começa nessa placa de circuito impresso, basicamente o sinal da guitarra é amplificado até atingir níveis capazes de excitar o driver (a próxima peça). Esse princípio simples me faz questionar a necessidade de tantos componentes nessa placa, para ser sincero, mas isso é um assunto a ser discutido quando eu postar a respeito da minha releitura do sistema de sustainer.

Driver:
É o "captador" na foto, na verdade apesar do princípio ser semelhante o enrolamento é em torno de 1000 vezes menor (em resistência) e o fio é bem mais grosso para que seja possível que uma corrente mais alta o percorra sem danifica-lo. O sinal amplificado da placa é usado para gerar um campo magnético dinâmico e realimentar o sistema, fazendo as cordas vibrarem e serem novamente captadas, convertidas em sinal de audio e em fluxo magnético. É um ciclo e as cordas continuam vibrando até serem abafadas, interrompendo o processo.

Modo harmônico:
 Quando o campo magnético está em fase com a vibração das cordas há realimentação, mas quando o sinal é modificado as interações se tornam mais interessantes. O fluxo magnético começa a mudar o padrão de vibração da corda, o que gera uma transição da nota tocada para um harmônico dessa (geralmente uma quinta). Experimentos do mundo DIY sugerem que apenas invertendo a fase do sinal você consiga esse efeito, mas eu não posso afirmar isso tendo em vista que ainda não fiz esse teste com o sistema que eu estou desenvolvendo.

Simples assim?
Se você levar em consideração o calibre das cordas vai notar que os bordões são muito mais sensíveis ao driver magnético do que as demais (mais material para ser vibrado), e  notar que criar um campo dessa maneira pode exigir bastante energia e zerar descarregar uma bateria comum de 9V rapidamente se o sistema não for eficiente, e pensar que se houver acoplamento magnético direto com o captador sendo usado você vai obter uma quantidade insuportável de ruído e possivelmente os mais diversos apitos...
Nada que seja tão aparentemente simples não requere um cuidado ou outro. Sistemas como o "Sustainer" e o "Sustainiac" (concorrente) foram desenvolvidos com base em muita pesquisa e muitos protótipos foram feitos e refeitos até sanar todos esses problemas e tornar isso possível.

Custa caro?
Não tenho notícias desses kits sendo vendidos no Brasil, então vou me basear no ebay, meu ponto preferido de compras e pesquisa de preço.
Fernandes Sustainer - U$280 (com frete) pelo kit. Com os 60% da receita isso vai pra U$448, no dia de hoje com o dólar a R$2,31 isso sai por R$1034,00. (Sem imposto custaria R$647,00)
Sustainiac Stealth Pro - U$254(com frete), U$406 com imposto, R$938,78 convertido hoje (sem imposto custaria R$586,74)


 Curiosidade:


A Sustainiac já produziu um sustainer não-magnético que na verdade criava vibrações mecânicas e era sugerido ser instalado preferencialmente no headstock.
A saída da guitarra ia para um "pedal" que amplficava e enviava para o driver por outro cabo, e um terceiro cabo ligava o pedal até o seu amplificador.


2 comentários:

  1. Muito boa sua explicação, estou procurando meios para aprender a fazer um Experimento DIY...é bem dificil achar algo em portugues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou conduzindo alguns experimentos com um sustainer DIY, espero postar em breve sobre o processo de construção e o resultado.

      Excluir