20 de nov. de 2013

Guitarra: ST Vic

História:

Esse é o primeiro post a respeito do meu equipamento e eu vou tratar desse projeto que é o mais próximo de ser considerado "concluído" (apesar de eu sempre estar mudando algo nas minhas guitarras).
Eu costumava ir ao estúdio de ensaio de uma banda que eu era grande fã à convite de um amigo, guitarrista dessa mesma banda. Com o tempo me tornei amigo dos outros integrantes e um belo dia notei uma strat revestida em jornal encostada na parede (3 singles, escudo branco, nada de especial fora o revestimento) e perguntei dela. Meu amigo (dono dela) me disse que ela precisava de umas modificações e que eu era o cara certo pra fazer isso, perguntei o que ele queria que fosse feito nela e ele disse "O que você achar que deve ser feito", mal sabia eu que ele me presentearia com essa guitarra! E foi assim que a Vic entrou pra "família".






Resumo das modificações:

- Escudo trocado por um preto HH

- Novos captadores da BC Rich
- Tarrachas lock tuner pra segurar a afinação.
- Roller nut com rolamentos individuais angulados.
- Blindada e parte elétrica refeita
- Novos postes roller no headstock
- Circuito ativo "ST Presence Control" instalado
- Killswitch momentânea instalada

Tech Spec:

Corpo - Alder (Strat)

Braço - Maple (Fat C shape)
Escala - n/a
Trastes - 21 Nickel Silver Médio-Jumbo
Nut - 6 rollers individuais 43mm
Tarrachas - Lock Tuner
Ponte - Strat Tremolo
Captadores: BC Rich BDSM (2 humbuckers set)
Controles: Volume e Presence*
Cordas: D´Addario 0.010 Nickel Wound EXL110
Afinação: D Standard

ST Presence Control:

Achei a captação da BC Rich excelente, mas com 19K de enrolamento e 3 imãs cerâmicos fortíssimos os graves "sobram" um pouco, principalmente pra uma strat, controles de tonalidade "cortam agudos" e aqui os agudos seriam desejáveis até em maior proporção, então desenvolvi um circuito que adiciona uma faixa de frequência médio-aguda no som, trazendo de volta o "estalo" característico das strats e dando mais punch quando se usa distorção.
O resultado foi fantástico e eu pretendo postar samples em breve, utilizando abafados com alto ganho a sensação do aumento de punch foi nítida, o som é mais cortante e definido, toneladas de punch. Usando o captador de braço (antes grave demais) pra fazer passagens limpas usando o "presence" mais alto resulta em um som mais agradável ainda, um balanço perfeito.

Possíveis modificações futuras:

- Uma ponte tremolo de 2 pivôs não ia nada mal, certo?

- Talvez cordas 0.011 fiquem mais "firmes" pela afinação abaixada.
- Terei de fazer um refretting em breve, talvez use trastes jumbo de inox

Considerações finais:
Agradeço ao Fábio Corniani pelo presente e ao luthier Erik Zatti por ter instalado todas as peças, dado sugestões, regulado, blindado e todas as outras coisas nesse projeto com perfeição, sem o seu talento nessa arte isso jamais seria possível.

Sample:

Deixo aqui um sample do "Presence Control" em ação em um riff: primeiro zerado, depois na metade e por fim com o boost no máximo. Guitarra gravada em linha e processada pelo TH2 Overloud usando o patch "Full Metal" que já vem com o programa.
Aqui!

2 comentários:

  1. Mestree.. parabens pelo blog, ta muito bom.... Obrigado por me deixar fazer parte de seus projetos..... valew

    ResponderExcluir