7 de jan. de 2014

ST Presence Control

Comprei um par de captadores BC Rich para uma strat (VIC) e eles soavam demasiado graves pro meu gosto, pensei no circuito SPC da EMG (foto ao lado) que o Gilmour usa em uma strat para "engordar" o som dos singles e minha meta era fazer o processo inverso, um dispositivo que adicionasse brilho ao som e com um custo viável, o SPC pode custar 200 a 300 reais no Brasil (aqui) e minha meta era fazer algo comercializável entre 60 e 100 reais. Posso dizer que consegui ambas as coisas! Convido-os a acompanhar os testes e ouvir os samples.


Funcionamento e vantagens:


A imagem acima (clique para ampliar) mostra uma curva de resposta de 20Hz a 20Khz do circuito, a linha de baixo representa o controle "Presence" no mínimo e a última de cima representa o controle no máximo, as curvas intermediárias mostram como o sinal é processado entre esses dois limites.
Com um sinal de 200mV , no centro de 3Khz ele sai com quase 900mV, isso é um boost de 4,5 vezes ou 13dB, o que torna possível o uso também como um booster para solos aumentando o ganho da distorção e a dando mais definição simultaneamente.
Outra vantagem é que a guitarra tem seu sinal ativado por um buffer, mantendo o timbre de captador passivo mas ganhando as vantagens de correr muito mais cabos e passar pela pedalboard com menos degradação de sinal e perda de agudos do que antes.

Samples:
CLEAN
HI-GAIN
Samples gravados com a guitarra VIC em linha e processados por VSTs  (GR4 e TH2).

Compra e instalação:
Pretendo vender 5 unidades que eu tenho disponíveis a R$60,00 cada como um preço promocional e recomendo o luthier Erik Zatti para instala-los na cidade de Catanduva, quem acompanha o blog sabe que ele é quem faz toda a regulagem, manutenção e modificação nas minhas guitarras e eu só tenho elogios.


2 comentários:

  1. https://docs.google.com/presentation/d/14BYEqrY6sqJB1WzK56acbkqgGIGVmJfJU56bNZWHtiw/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A ideia é interessante mas a ideia de fazer um sistema completamente passivo enquanto filtros ativos seriam bem mais eficientes só seria vantajosa para tornar desnecessário o uso de uma bateria.
      Se você cria um sistema programável com LCD essa facilidade vai por água abaixo e um design ativo seria muito melhor, se aceita a sugestão.

      Excluir