13 de jan. de 2014

Guitarra: ST Nevan


História:
Minha primeira guitarra, perguntado pelos meus pais o que eu queria no natal de 94 (com 3 anos de idade) eu disse sem pestanejar: "Uma guitarra". Vendo repetitivamente o DVD do Pulse do meu pai onde o Mr. Gilmour tirava solos absurdos da sua Fender Strat vermelha, mal sabia eu de duas coisas: A primeira é que eu ganharia uma Fender Strat azul e a segunda é que mais tarde eu viria a conhecer Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan e tantos outros "strateiros" para me inspirar.



Durante muito tempo foi tabu para mim modificar essa guitarra, pretendia mante-la original, mas as bandas que eu tive sempre exigiam níveis de distorção além do que os single coils podiam proporcionar dentro do nível suportável de ruído, apesar de apaixonado pelo timbre dela, tocava as outras guitarras em ensaios e shows e esta ficava no case guardada em casa. Na verdade, essa foto é do primeiro show da minha vida, usei 2 ou 3 vezes no palco.

Resumo das modificações:
Um belo dia eu aceitei o fato de que essa guitarra precisava de um timbre mais texano e um escudo perolado branco. As tarrachas e a ponte eram excelentes e todo o resto estava OK.

- Blindagem em cobre.
- Strap Lock.
- Escudo perolado branco
- Captador de ponte: Malagoli Custom Dallas
- Captador do meio: Malagoli Alnico 50
- Captador do braço: Malagoli Custom Dallas

Além disso o Zatti fez um ajuste geral, a retífica dos trastes e todos os procedimentos para garantir o bom funcionamento de uma guitarra que vai completar 20 anos de idade.

Modificações futuras:
Os leitores assíduos sabem que eu estou trabalhando em um projeto que tira o "hum" de captadores single coil sem interferir no timbre, será instalado dentro da guitarra e levará o sinal da guitarra já ativo e sem ruídos mas preservando a pegada passiva deles por ser ativado posteriormente e de maneira orgânica.

Samples:
Ponte  Clean
Braço Clean
Geral Clean
Ponte Fuzz (Gravado com ST FuzzOnYourFace)
Braço Fuzz (Gravado com ST FuzzOnYourFace)
Geral Fuzz (Gravado com ST FuzzOnYourFace)

Desabafo do autor:
Ter essa guitarra comigo e com o som que eu queria depois de 20 anos é um sonho realizado, mas as vezes me incomoda o fato dela não poder ser usada na NOLA, a minha banda atual. Ela não casa em nada com o meu set com guitarras de captadores de ganho absurdo plugadas em pedais e amps hi gain.
Ainda há uma esperança que com o sistema anti-ruído isso seja possível, mas apenas como comparativo:
- Nevan com o Dallas tem uma saída aproximada de 150mV (specs do fabricante)
- Daybo com Hot Blade tem uma saída de 330mV (specs do fabricante)
VIC com seu humbucker + o Presence Control  podem render picos de 1500mV.
Talvez ela continue sendo a minha guitarra pra passar horas preciosas tocando blues em casa, talvez eu arrume uma banda no estilo, talvez eu incorpore um booster para ela chegar ao nível de saída das outras, quem sabe? Alguma sugestão?

2 comentários: