25 de nov. de 2013

Tecnologia do Kaoss Pad

Apresento a vocês um equipamento que vem ganhando mais e mais guitarristas e tem a sua propaganda feita pelo Mr. Mathew Bellamy do Muse e é um objeto de desejo dos guitarristas que gostam de um som experimental ou de tentar novas tecnologias para exercer a sua arte.
Trata-se do "Kaoss Pad", um equipamento de DJ desenvolvido pela Korg que um belo dia foi instalado em uma guitarra por motivos desconhecidos.




Kaoss Pad:


Kaoss Pad KP2
Kaoss Pad KP3


Kaoss Pad Mini-KP2
Originalmente destinado para DJs essa linha possui algumas variações, conforme as fotos aos lados e até um "mini-kaoss pad" que oferece grande parte da funcionalidade do modelo original mas em um espaço reduzido. Ponto pra KORG

Kaoss Pad KP4
O que interessou aos guitarristas foi a superfície de controle no estilo "touch pad", alterando parâmetros de efeito em tempo real apenas deslizando o dedo sobre ela, o próximo passo foi instalar essa superfície na guitarra, geralmente atrás da ponte. Vale lembrar que além dos efeitos presentes nas unidades é possível fazer uso da comunicação MIDI deles para controlar equipamentos montados em rack, pedaleiras, teclados, sintetizadores e basicamente qualquer coisa que se comunique via MIDI apenas programando ambas unidades para tal função.

Instalação e uso:

Deixo aqui um vídeo do processo de instalação, não recomendado para os fracos do coração, contém cenas fortes de uma pobre guitarra com um acabamento maravilhoso sendo serrada para receber um controlador.













Aqui temos o Kaoss Pad e seus efeitos funcionando e um adicional, uma placa de cobre que é um sensor capacitivo, como se fosse um pedal de expressão que atua conforme você aproxima a sua mão dele. Além disso o proprietário da guitarra também achou que seria bacana instalar um fuzz nela. Que tal?







Nenhum comentário:

Postar um comentário