11 de abr. de 2014

DIY: Trigando uma bateria com R$100,00 (Parte 3)

Como um grande número de pessoas manifestou interesse em comprar o módulo pronto eu notei que era chegada a hora de criar uma versão definitiva que não precisasse ser montada.
Depois de revisar o design inúmeras vezes eu escrevo esse artigo para apresentar a vocês a versão final que vai ser posta a venda em mais algumas semanas, lembrando que a ideia se mantém firme no ponto de criar um módulo nacional de baixo custo e os artigos sobre como fazer seus próprios triggers e usa-lo continuarão disponíveis no blog, bem como futuramente postarei o esquema elétrico e design da placa de circuito impresso para quem estiver interessado em fazer o seu próprio módulo.


NOTA INICIAL: Essa é a parte 3 de uma série de artigos, caso você tenha perdido os anteriores, clique nos links para ir à Parte 1 ou Parte 2

A imagem precisa ser ampliada para ser vista corretamente, é a vista superior da placa. A ideia era ter os controles de sensibilidade, conectores dos triggers e da USB na mesma placa para evitar fiação externa, além de alimenta-lo a partir da USB, dispensando o uso de uma fonte de energia. O módulo mede 250x50mm e vai ser vendido na forma de uma placa já montada com componentes e conectores e funcional.









Características:
- 13 canais analogicos (velocity sensitive)
- 9 conectores mono
- 2 conectores stereo para pads "dual zone" ou duas peças separadas.
- 1 entrada para pedal de hi-hat.
- 2 modos de mapeamento (E-Drum e Sequencer)
- Controle de sensibilidade por canal incluso na placa.
- Conexão USB MIDI
- Alimentação a partir da porta USB (sem fonte).
- Midi Mapping pode ser alterado*

Midi Mapping:
Os canais geram midi-notes que seguem o padrão para bateria para funcionar com qualquer VSTi de bateria, no outro modo os canais geram midi-notes de 0 a 16 para o mesmo módulo ser usado em sequenciadores (como o Battery) ou samplers de maneira mais simples.
Caso você tenha alguma necessidade específica diferente do padrão do módulo (por exemplo canais que gerem midi-notes de cowbell e bongo ao invés do ride 2 e bell 2) é possível fazer a mudança no firmware e entregar funcionando com o mapeamento que você preferir.

O presente:
Eu estou negociando com um fabricante a produção de uma tiragem pequena de placas de qualidade industrial para montar em torno de 20 unidades para atender as pessoas que têm me mandado e-mails com interesse de compra. Dependendo do custo de manufatura, o módulo montado vai custar em torno de R$250,00 e se as previsões estiverem corretas elas ficam prontas em maio, se você já deixou o seu e-mail no primeiro artigo dessa série, eu envio uma mensagem assim que estiverem prontas.
O motivo do custo ter subido um pouco é o fato de eu ter criado uma nova versão onde os conectores e ajustes de sensibilidade ficam presos na placa (evitando fiação externa) e todos os canais são "velocity sensitive" (analógicos), além da placa ter ficado maior ela também vai ser feita em qualidade industrial por uma empresa do ramo, peço a compreensão no sentido de que eu acredito ser esse o melhor ponto para situar o projeto entre o baixo custo e a alta qualidade, agradeço a todos que apoiaram a ideia.

O futuro:
Ainda com o objetivo de manter o baixo custo sem abrir mão da qualidade, pretendo usar a experiência dos usuários desse projeto para ter um feedback do que poderia ser melhorado e lançar atualizações e quem sabe uma versão posterior do projeto com mais recursos. Para isso peço a quem comprar que tome o seu tempo para fazer os devidos testes e me envie um e-mail descrevendo as suas experiências e se necessário, criticando construtivamente e sugerindo upgrades.

Nota sobre os triggers nos pratos:
Para não fugir completamente do objetivo inicial de "faça você mesmo seus triggers" eu gostaria de acrescentar que os triggers de pratos não funcionam corretamente devido ao decay lento e quantidade massiva de vibração mesmo após o ataque inicial, o que por vezes gera mais de uma nota por hit.
É importante deixar claro que é um problema com o funcionamento do sensor e não do módulo e pode ser resolvido com "dampers", algumas empresas fabricam esses abafadores de neoprene (um tipo de borracha) por 25 a 40 reais cada.


Como alternativa eu sugiro comprar uma tira de "lençol de borracha" de 1mm e corta-lo na medida dos pratos. Esse material é usado na indústria para fabricação desde aventais até correias e arruelas e é resistente, durável e custa perto de 15 reais o metro e nessa espessura não é difícil corta-lo com uma tesoura comum. A ideia aqui é apenas reduzir a vibração do prato após o ataque, tornando o sensoreamento mais confiável e disparando o trigger apenas uma vez por hit.


5 comentários:

  1. Olá, gostaria de comprar um já está pronto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras peças ficam prontas até o fim do mês. Enquanto isso estou preparando mais algumas novidades bem interessantes que relatarei no próximo artigo. Agradeço o interesse e a paciência!

      Excluir
  2. quero adquirir um módulo amigo...parabéns pela sua iniciativa...será um sucesso!
    klm_homestudio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. ainda vende? como faco para adquirir uma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Envie um contato pelo site e eu te envio um e-mail:
      http://sharptrickster.wix.com/home#!contact/con8

      Excluir