19 de mai. de 2014

Pré-Lançamento do ST E-Drum

A imagem a sua esquerda é o programa que eu escrevi para configurar o módulo de bateria eletrônica que tomou proporções inesperadas. Devido ao número de pessoas interessadas eu decidi correr os riscos e investir uma grana e um tempo para rodar uma pequena produção deles com qualidade profissional, 30 unidades.
Quem acompanhou a série de posts "Trigando uma bateria por R$100,00"  (Parte 1, Parte 2 e Parte 3) sabe que o intuito não era bem esse, mas o fato é que agora estamos muito perto de ter um módulo nacional que não deve nada para os gringos e custando o justo para que os entusiastas possam adquiri-lo para home studios de baixo orçamento, experimentos, kits domésticos de bateria e para experimentos diversos.
Escrevi esse artigo para coloca-los a par das novidades, a proposta do projeto, as possibilidades e fiquem a vontade para deixar seus comentários aqui com sugestões para implementações futuras!


Placas de circuito impresso:
Como prometido, meu design foi convertido em PCIs de alta qualidade por um fabricante especializado!
São 30 peças e demoraram algum tempo para chegar, se você quer ser um dos 30 primeiros usuários eu recomendo que já pré-encomende a sua deixando um comentário nesse post.





Montagem:
Um bom amigo atendeu ao meu (grito desesperado de socorro) pedido de ajuda para monta-las enquanto eu cuido da programação do microcontrolador e da interface gráfica que pode ser usada para programar a placa.
Sim, essa é a grande novidade! As placas são programáveis para melhor atender o perfil do usuário, com Drum Maps para selecionar no programa e vários outros parâmetros configuráveis sobre os quais eu falarei mais adiante.



ST E-Drum Programmer:
Eu tive de aprender a programar interfaces gráficas por conta de um projeto de faculdade e aproveitei a experiência para desenvolver uma nova aplicação para ampliar as possibilidades do projeto.
Na primeira imagem do post vemos o programa completo, aqui fica a seleção da peça da bateria que vai ser usada em cada canal do módulo.
Os mapas disponíveis são o "GM" que é o padrão midi para baterias eletrônicas, o "General Sequencer" que serve para samplers e sequenciadores como o "Battery" e alguns outros VSTi conhecidos; "Ezdrummer", "DFH", "BFD" e "Addictive Drums". Se um mapa é selecionado o programa carrega todas as peças e suas configurações correspondentes!
Se um DrumMap que você quer não está listado, deixe um comentário para que ele seja adicionado no próximo update!
Se você quer ter controle sobre todo o resto, é só entrar no modo avançado e os campos "midi note", "treshold" e "playtime" se tornam editáveis. O segundo parâmetro é a força mínima para o pad disparar e o terceiro é o tempo mínimo em milissegundos antes que ele possa ser disparado de novo. Com esses ajustes problemas como "crosstalking" e "double triggering" vão ser solucionados mais facilmente.
Abaixo ficam as 3 notas midi para o Hi-Hat fechado, meio-aberto e aberto e o Ch12 é o pedal que controla a abertura do Hi-Hat com valores editáveis para você escolher em que ponto do curso do pedal o Hi-Hat abre e fecha.
Se você é novato não precisa se preocupar em configurar tudo, existem presets prontos que vão funcionar com o Battery, EzDrummer e a maior parte dos VSTi por ai.

Preço e Prazo:
Vocês viram as fotos das peças e placas ainda separadas, certo? A boa notícia é que elas em breve estarão juntas, funcionando e disponíveis para os interessados. Além da minha placa que eu estou usando para conduzir maiores experimetnos eu creio que em duas semanas eu tenha pelo menos cinco montadas e funcionando. Em seguida creio que seja possível terminar mais 5 por semana até as 30 estarem montadas.
O custo do módulo é de R$250,00 e pelas minhas pesquisas está bem abaixo do que qualquer outro aparelho semelhante custaria. O dinheiro ganho com esses módulos vai ser para pagar as despesas dessa produção em pequena escala e empregado em melhorar esse projeto e financiar o começo de outros com o mesmo intuito: Levar tecnologia aos entusiastas a um preço baixo e com qualidade alta.
O programa de configuração é GRÁTIS e estará disponível para download em breve, será atualizado assim que surgirem novas ideias (incluindo ideias suas) e/ou a necessidade. Apesar disso ele não é necessário para usar a ST-Edrum, as placas vão pré-gravadas para funcionar no EzDrummer ou você pode pedir outro mapeamento da sua preferência. Infelizmente eu ainda não encontrei uma maneira de tornar essa ponte de comunicação nativa no projeto e se em 2 semanas eu ainda não encontrar a placa será programável por um adaptador externo conectado a ela, mas o custo não deve passar de R$40,00.
Peço que mandem reviews, digam suas impressões a respeito, os pontos fortes e fracos do projeto, DrumMaps que querem adicionados e críticas construtivas porque uma vez que essas 30 placas tenham sido vendidas, eu estou ansioso para começar a versão 2.0, certo?
OK, eu estou tão ansioso que estou oferecendo FRETE GRÁTIS PARA TODO O BRASIL para quem se comprometer a comprar as primeiras 10 placas e me mandar as reviews que eu pedi acima, eu preciso da opinião de vocês para continuar melhorando esse projeto para vocês, certo?

EDIT 24/05/2014:
Projeto tomando forma! Em breve eu gravo um vídeo com os primeiros teste do módulo novo!
O programa sofreu várias alterações e está cheio de novidades, o manual do usuário está sendo escrito e em breve tudo estará pronto.
É gratificante ver um projeto tomando forma e saindo melhor do que o esperado, agradeço a todos que acompanham essa série de artigos por terem indiretamente me acompanhado nessa "jornada".





26 comentários:

  1. Respostas
    1. Certo, nome anotado na lista de prioridade!
      Te envio um e-mail assim que a sua estiver pronta.

      Excluir
    2. Boa noite, estou na fila também ansiosamente rs...

      Excluir
  2. quanto sai um desse modulos? tem a possibilida de voce mandar o codigo que usou no microcontrolador e o schematic do CI?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O preço está na parte "Preço e Prazo", são R$250,00.
      Esse projeto não é opensource, é uma alternativa barata e funcional para quem quer montar um kit de bateria eletrônica. Comprar uma placa dessas significa dar suporte financeiro para esse projeto (que teve um custo inicial caro) e para outros projetos futuros.

      Excluir
    2. Infelizmente, todos os projetos que eu vi serem abertos ao público foram copiados por pessoas que os vendem sem citar a fonte ou contribuir para que o projeto original cresça. Não quero que isso aconteça com esse, espero que você entenda.
      Talvez futuramente eu venda o microcontrolador gravado e a placa com instruções de montagem separadamente.

      Excluir
  3. Desculpe a ignorância, mas você está vendendo apenas a placa. Os triggers então deverão ser construídos por conta própria? Não há a chance de comprar o projeto completo, placa + triggers?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No artigo "Parte 1" (link no começo desse post) tem um tutorial de como construir os seus, mas nada impede de compra-los de algum fabricante. Estou conduzindo experimentos para produzir triggers também, mas ainda não ficaram prontos.

      Excluir
  4. Olá amigo vc ainda está vendendo os módulos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o pré-lançamento. As pessoas estão dando seus nomes e e-mails para adicionar a lista de prioridade quando saírem da fase de teste e estiverem prontos para distribuição, o que imagino que seja em mais uma ou duas semanas.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Esse é o pré-lançamento. As pessoas estão dando seus nomes e e-mails para adicionar a lista de prioridade quando saírem da fase de teste e estiverem prontos para distribuição, o que imagino que seja em mais uma ou duas semanas.
      Por favor deixe o seu e-mail abaixo e ele será adicionado à lista:

      Excluir
  6. Boa noite amigo, tenho real interesse no modulo , por favor nao deixe de me contactar, obrigado. Winsites@winsites.com.br

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde...quero um modulo tambem.. arthurmiquelotisp@hotmail.com... desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  8. me mantenha informado de quando chegar eduardolucas1001@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. ola gostaria de informaçoes do teu modulo, tem disponivel, como ele funciona, como um modulo de bateria normal, só essa placa faz o trabalho de conversao pra midi? gostaria de mais informaçoes se possivel. estou muito interessado
    afinaldcontas@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Como descrito nesse artigo e no artigo "Lançamento do ST E-Drum", o custo da placa do módulo é de R$250,00 e ele faz uma ponte entre os pads/triggers e o computador convertendo em MIDI-USB de maneira completamente programável.
      Maiores informações no link referido e no manual que pode ser baixado no meu site: http://sharptrickster.wix.com/home#!projetos-audio-stedrum/c19oq

      Excluir
  10. Boa tarde meu amigo Sharp Trickster ! Entrei em contato com vc através de e-mail para adicionar meu nome a lista do Modulo e para confirmar irei deixar aqui novamente meu e-mail e nome.
    E-MAIL: pereirateclas@gmail.com ou pereirateclas@hotmail.com
    NOME: Ricardo Alves Pereira
    Grande abraço, ficarei no aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se preocupe Ricardo, já havia sido adicionado e está quase chegando. Obrigado pelo interesse!

      Excluir
  11. Boa noite...me interesso pelo projeto, ainda está produzindo? meu email é marcus.mor@hotmail.com se puder mandar mais informações eu agradeço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Sr, ainda está em produção.
      Te enviei um e-mail Marcus.

      Excluir
  12. Olá! Já tem algum módulo pronto? Quero comprar. Meu e-mail é:
    carlosgeraweb@gmail.com

    ResponderExcluir